quarta-feira, 4 de maio de 2022

Associação Organiza a 1ª Plenária da Economia Solidária do Estado do Tocantins 2022


 Realizada no dia 30 de Abril em Ponte Alta do Tocantins a Plenária do Fórum de Economia Solidária  reuniu representantes de diversos empreendimentos e de entidades da sociedade civil do Estado do Tocantins. 

A ação que teve como  objetivo discutir a realidade local e das bases de produção de outros municípios, da comercialização de feiras da agricultura familiar contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente sócio econômico livre, justo e solidário.  

Roda de convesa da plenária 
A Associação  Mulheres Unidas e a CONSAÚDE foram  organizadoras e anfitriãs do evento que contou com o apoio FLD (Fundação Luterana Diaconia)  através do edital Justiça Social 2021, as atividades foram realizadas no Centro Comunitário Municipal dentro da programação da Feira de Economia Solidária e da Agricultura Familiar que é realizada semanalmente na cidade.

Participação da Presidente da
 Associção Raquel Pinheiro 


A programação contou com momentos culturais com apresentações de artistas locais,  palestras formativas, e debates sobre a Economia Solidária .

Um dos temas debatido durante as palestras foi "
Momento cultural
Seo Miúdo da Rabeca de Buriti
O Agroextrativismo e as Reservas legais" - Aspectos Júrídicos com a Dra Fátima Dourado e Dra  Luz Arinda as advogadas fizeram uma apresentação e puderam tirar várias dúvidas das participantes que atualmente desenvolvem  atividades agorextrativistas e sobre questões fundiárias de reservas.

Debates da Economia Solidária 
Produtos da Associação fornecidos
para o café da manhã

O Evento contou com a participação do Deputado Federal Célio Moura que participou de uma roda de conversa com os participantes onde expôs   sua experiência com a agricultura familiar na região norte do Tocantins e com política da Economia Solidária no Congresso, resaltou que estará empenhado em apoiar o movimento.  
Momento Cultural 
Edivam do Acordeom



Produtos da Feira 

Ceramistas de Pindorama 

Nas apresentações os participantes fizeram apresentações das ações de cada um em suas cidades, das limitações e potencialidades de cada um. 
Raquel Pinheiro falou do desenvolvimento da Associação e do projeto de implantação de sua cozinha industrial agroextrativista que se encontra em execução apoiada pelo ISPN e que os alimentos fornecidos para o evento são já parte desse processo. 

Nos debates sobre as feiras foi decidido a  criarção de  uma Rede de Feiras da Economia Solidária do Estado do Tocantins  que a principio deverá articular o intercâmbio entre os empreendimentos.  

 Nos encaminhamentos foi definido a data e local da próxima plenária que será realizada na cidade Taguatinga região sudeste do Tocantins no próximo dia 18 de junto. 





Blog  apoiado pelo ISPN


Nenhum comentário:

Postar um comentário