sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Segunda Etapa do Projeto Saberes e Sabores do Jalapão e os Mediadores de Leitura


 Acontece no próximo dia 28 de fevereiro no Município de Ponte Alta do Tocantins a segunda etapa do Projeto Saberes e Sabores do Jalapão e os Mediadores de Leitura  

O evento   faz parte da programação de projeto aprovado no edital Nº 30/2024, do Governo do Estado do Tocantins que tem por finalidade o subsídios de espaços de produções culturais na modalidade de fomento à execução de ações culturais apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Exposição de Produtos 

 O projeto que tem entre seus objetivos a manutenção do espaço cultural da entidade (Galpão Cultural e a da Biblioteca Baru) e de  suas atividades  com  a realização de oficinas de artesanato em capim dourado, de biojóias e de culinária tradicional desenvolvendo mensalmente uma feira cultural com uma amostra dos trabalhos e de produtos da ação .


Na programação do próximo dia 28 de fevereiro (sexta feira) serão realizadas  oficinas de produção de 
comidas típicas da região do Jalapão  e mediação de leitura através do projeto da Biblioteca Baru e dos Mediadores de Leitura além   de oficina de artesanato em Capim Dourado e de Biojóias.

Oficina de Artesanato
Mediadores de Leitura


 

Oficina de Culinária Tradicional 


Programação do dia:

 

Recepção café da manhã: 8:30h

Abertura dos trabalhos: 9:00h

Oficina de Culinária Tradicional: das 9:00 às 12:00h

Atividade de mediação de Leitura: das 9:00 às 11:30h

Intervalo para o Almoço: das 12:00 às 14:00h

Oficina de Artesanato: das 14:00 às 16:00h

 

Link da Localização do evento.

 



Perfil das Oficineiras (os): 

Oficina as Cascas que Curam 

A oficina apresentará técnicas de preparo de alimentos com características medicinais, como a cristalização do gengibre, da casca de laranja e o preparo da farinha da moringa.









                     
Oficina Tecendo Capim Dourado Valorizando Saberes 

A oficina abordará o conhecimento popular no manuseio do Capim Dourado do Jalapão, a legislação que regula a atividade, o artesanato tendo como inspiração as espécies nativas do cerrado como material para a produção de biojóias e peças de decoração.















Biblioteca Baru e os Mediadores de Leitura


A Biblioteca Baru é um espaço destinado ao projeto Mediadores de Leitura, uma ação desenvolvida em parceria com a Associação Vaga Lume. A Entidade é uma organização social que implanta bibliotecas em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira e promove o acesso à leitura, direito de toda criança. A organização envia livros e mobiliários, incentiva a gestão comunitária do espaço, valoriza a cultura local, promove intercâmbios culturais entre jovens da Amazônia e e outras regiões e forma mediadores de leitura, que são os voluntários que leem para as crianças e as conectam com o universo dos livros, criando, assim, o hábito leitor.











(Comunicação Luciano de Souza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário