sábado, 28 de agosto de 2021

Ponto de venda finaliza o mês com saldo positivo impulsionado pelo movimento da Bioeconomia .

 

Pães, doces, bolos produzidos com produtos orgânicos 

A "Feirinha das Mulheres", como está ficando conhecido  o ponto de venda que a Associação Mulheres Unidas inaugurou nesse mês de agosto no estacionamento do terminal rodoviário de Ponte Alta do Tocantins para poder comercializar seus produtos, e finaliza o Mês com saldo positivo. 

Realizada sempre nas sextas feiras a partir das 8 horas, chegou ao seu terceiro final de semana com um crescente movimento na comercialização de seus  produtos, segundo sua presidente Raquel Pinheiro o planejamento acontece para que, em rotatividade, cada final de semana uma produtora fique encarregada de fazer a coleta das demais associadas e venha para o ponto de comercialização,  dessa forma conseguem garantir a participação de todos os produtos com um custo mais reduzido quanto as despesas para o transporte considerando que o empreendimento fica a mais de 30 quilômetros da zona urbana do município.

Ainda segundo a presidente, outro fator importante para este momento de experiência é que serve  para planejar a quantidade, e quais produtos tem mais aceitação para a venda, para que não aconteça desperdícios, retorno de produtos, principalmente relacionada  as verduras e outros que são mais perecíveis.

Extrativismo - Barú e
Tamarindo descascado
O grupo tem manifestado empolgação com a aceitação de seus produtos e pretende investir na produção dos que estão tendo maior procura, como: o Tomate Cereja,  o Jiló, o  Quiabo, Ovos Caipira,  Puba de Mandioca Polvilho e outros tipos de Farinha, Pães,  alguns tipos de Pimentas e alguns tipos de verduras entre outros, tudo produzido de forma orgânica, livre de agrotóxicos.


No momento a Associação está  realizando  estudos e projeto para implantação da Agroindústria dos Assentamentos da Reforma Agrária Santo Onofre e Santa Tereza 1 com um projeto voltado a Bioeconomia. 

Mas o que é Bioeconomia ?

Farinhas,  Biscoito  Rapadura

São consideradas atividades econômicas relacionadas ao uso dos recursos naturais de forma sustentável, inovadora e calcada em conhecimentos locais, com o objetivo de atender as necessidades de produção de alimentos, de geração de renda e de bem-estar social da população.

Enquanto a Sociobiodiversidade compreende a inter-relação entre diversidade biológica, sistemas socioculturais e o manejo dos recursos naturais com base no conhecimento e na cultura das populações tradicionais, dos agricultores familiares e de pequenos e médios produtores rurais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário